Search in biosurfit Start writing...
News
17th May 2023

At-Home Lab Testing leva aos portugueses a saúde na ponta dos dedos

At-Home Lab Testing leva aos portugueses a saúde na ponta dos dedos
Back
At-Home Lab Testing (AHLT) é a nova ferramenta de saúde desenvolvida pela Biosurfit, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e produção de soluções de saúde para o mercado de testagem laboratorial, dedicada à prestação de serviços de diagnóstico médico. O AHLT pretende ser uma alternativa que possibilita ao utilizador estar mais atento à sua saúde. Trata-se de um novo conceito que torna possível que uma pessoa efetue a testagem para posteriormente receber os resultados sem sair de casa.
Este conceito inovador consiste na criação de um kit de recolha de sangue, feito através de uma simples picada no dedo. Ao contrário de uma análise clínica, que pressupõe a marcação de uma consulta e prescrição para colheita de sangue, bem como a deslocação posterior a um posto de colheitas, o utente pode adquirir o seu At-Home Lab Testing online e receber o mesmo diretamente no conforto da sua casa.

O kit AHLT é composto por um guia rápido de utilização, tubo de colheita, toalhete com álcool, lancetas, compressa de gaze, pensos rápidos, etiqueta e envelope de envio para o laboratório. Após efetuar a colheita basta enviar o kit por correio ou através do serviço de recolha At-Home Lab Testing e aguardar entre 24 a 48h pelos resultados laboratoriais que são enviados por email. O utilizador tem ainda à sua disposição, ao longo de todo o processo, um serviço telefónico onde poderá esclarecer qualquer dúvida com um profissional de saúde.  

Existem diferentes tipos de kits, associados a diversas áreas da saúde. Os testes disponíveis na plataforma At-Home Lab Testing variam entre os 15€ e os 90€, sendo possível realizar, por exemplo: testes à Diabetes, Painel de Colesterol, Teste à Saúde do Coração, Painel da Tiróide e Painel Renal, Reserva Ovárica e Fertilidade no caso da Mulher ou testagem aos níveis de PSA da próstata no Homem.

Para João Garcia da Fonseca, Administrador e fundador da Biosurfit "O At-Home Lab Testing é, para nós, um projeto altamente revolucionário pela forma como irá permitir aos portugueses controlar a sua saúde e estarem mais atentos a todos os sinais e sintomas. Temos vindo a trabalhar em projetos inovadores na área de digital health care ao longo de mais de 15 anos e, com a criação deste modelo de testagem, queremos dar à população a oportunidade de realizar as suas análises clínicas de forma remota, fácil e cómoda”. O Administrador da Biosurfit acrescenta ainda que "Estamos a falar de um processo fiável que já existe em vários países do mundo como os Estados Unidos, Reino Unido, Espanha ou França e com uma enorme taxa de sucesso, e acreditamos que Portugal seguirá estas pisadas e em breve irá embarcar numa nova era digital da saúde para todos”.

Para Rosa Santos, CEO da Biosurfit "O kit AHLT será sem dúvida uma forma mais fácil e acessível de proporcionar ao utente os meios e as ferramentas necessárias, promovendo uma maior proatividade no controlo e monitorização da sua própria saúde. A ideia é que o utilizador poupe tempo e recursos, mas que, mesmo assim, tenha a possibilidade de saber como está o estado da sua saúde. É um processo que tem à disposição um profissional de saúde que apoia e recomenda ao utente as diferentes leituras dos testes realizados, indicando sempre a melhor forma de debelar ou identificar qualquer problema”.

Para desenvolver o inovador kit At-Home Lab Testing foram realizados 642 testes em 100 pacientes diferentes e um total de 34 parâmetros clínicos analisados, entre o método de colheita em casa versus o método de colheita tradicional de forma a garantir os melhores padrões de segurança e fiabilidade nos resultados. Este processo foi realizado entre a Biosurfit e o seu laboratório parceiro Labocentro, um laboratório certificado que passa por rigorosos controlos de qualidade onde todos os resultados emitidos são revistos e validados pelo seu corpo clínico.
Failed to load the Page Fonts We apologize, but the user experience may not be the best! Got it